terça-feira, 13 de novembro de 2012

Contagem regressiva


Hoje será a última radioterapia, totalizando 33 sessões! Sei que será um dia como qualquer outro, mas a sensação de término é impagável!

Percebi que faltaram poucos dias para completar 1 ano do início dessa fase turbulenta. No dia 19/11/2011 fiz a mamografia de rotina, depois fiz uma biópsia, onde peguei o resultado somente no dia 30/12. Lembram? Poderia ter terminado mais rápido se tivesse iniciado a quimio logo após a retirada do câncer (07/01/2012), mas iniciei somente em março, pois, além de exames que faltavam para definir a quimio, fiz questão de viajar e descansar um pouco antes do tratamento. Claro que tive o consentimento médico, mas hoje vejo que foi a melhor coisa que fiz para a minha mente e para a fadiga que viria.

Aliás, a fadiga finalmente passou!!! \0/ \0/ \0/ Nem acredito! Maravilhoso ver a vida voltar ao normal! Como qualquer pessoa que passa por alguma doença, agora me preocupo mais com a qualidade de vida: alimentação mais saudável (sem exageros ou neurose - continuo comendo os doces que gosto e algumas porcarias ocasionalmente... o importante foi focar na quantidade). Terapia: dança... :). Exercício físico: há um tempo venho pensando em uma bicicleta. Imprescindível: musculação!

Consulta com o oncologista dia 21/11 para iniciar a 3a fase: hormonioterapia. 

Algumas pessoas têm me perguntado se não estou preocupada em possivelmente não poder ter filhos, devido aos medicamentos da quimio. Resposta: nunca quis ter filhos, o que facilita bastante a situação, pois minhas prioridades sempre foram trabalhar, estudar e viajar. Não sei até quando essas prioridades prevalescerão, mas sempre imaginei adotar uma criança com cerca de 4, 5 anos - normalmente "esquecida" nos orfanatos e abrigos, pois sempre preferem bebês. Quem sabe um dia?
 
Para quem está em tratamento ou acompanha alguém que esteja: fé, otimismo e paciência são muito importantes nesse momento. Fique perto! Respeite o silêncio! Permita-se dar e receber carinho, além de aceitar ajuda de qualquer espécie! Acredite, você precisará de alguém que faça a comida, vá à farmácia, dirija ou apenas vele o seu sono... qualquer ajuda será bem vinda! Não ligue se em algum momento quiser ficar quietinho (a), em silêncio... o corpo pede, pois a carga de medicamentos é pesada. Muitos confundem com depressão, mas não costuma ser! É fadiga pura! Todas as células estão sendo refeitas e exige muuuuito do corpo. Volta-se a ser bebê. Tudo troca: pele, cabelo, mucosa... Claro que esta é "minha" experiência e cada um tem uma reação, então pergunte tudo o que acha que deve ao seu médico, ok? Até o que achar que é besteira ou irrelevante. Você não se arrependerá! Eles estão acostumados com tantas perguntas... rs

Claro que ainda relatarei alguns fatos, mas a quantidade de postagens certamente diminuirá. Só espero que até aqui tenha conseguido ajudar alguém com o blog.

Enfim, nunca cansarei de agradecê-los por todo o carinho que recebi. Muito obrigada! 

"Tamo" junto! ;) 

Próximos passos: trabalhar e juntar $ para tentar realizar uma super festa no meu aniversário em fevereiro. Aceito sugestões para o tema!

Beijo grande.

Um comentário: