sexta-feira, 23 de novembro de 2012

NADA!

Dia 21 fiz a consulta com o oncologista para o tratamento da hormonioterapia. Confirmado o remédinho por 5 anos... aff! Felizmente existe essa possibilidade, mas tenho horror em tomar remédio!

Eu sei que essa será a parte mais tranquila do tratamento, mas o medo, que até então não havia sentido, de voltar um dia a ter essa doença, é inegável!
Saí muito mal do consultório. A verdade é que não há certeza de NADA nesta vida... NUNCA. É um fantasma que sempre me seguirá. Acho que o medo não é de morrer e sim ter que passar de novo por tudo isso. Medo de não conseguir ser tão otimista como fui até agora.

É como ter medo da herança genética de sua família. Não conheço meu pai. Não sei se ele é um homem sadio, se tem Alzheimer, diabete... NADA disso. Óbvio que não significa que terá o mesmo problema e nem que estará preparado, mas não saber NADA, também não facilita.

Sempre fui muito grata pelo carinho e orações de todos, pois, independente da religião ou credo, o importante é o pensamento positivo criado e o bem que lhe desejam. Diferente dos outros, nunca pedi para que não acreditassem ou acreditassem no deus x, y ou z. Agradeço de coração, mas dessa vez, somente dessa vez, não questionem meu posicionamento, ok?

Já havia percebido que mudei a opinião em várias situações nos últimos anos, mas esta não mudou NADA: firme na certeza que deus não existe! Se ele existisse, seria o ser mais injusto do universo! Quando o Rodrigo faleceu, a primeira coisa que pensava quando vinham me dizer que "deus quis assim" ou que ele "leva os bons", era: "Se deus existe, ele é um fdp!!!". Essa é a única certeza: um dia morreremos. Não me dê a alternativa de imaginar que alguém é responsável por isso, pois eu seria capaz de espancar esse "alguém". Só para constar: sou ateia muito antes do Rodrigo ir embora.

Deus não pode existir desse jeito! Se existe, não há qualquer justiça em suas ações!... Mas continuava pensando, fabricando, as mínimas hipóteses de eu estar errada. Vivi anos desculpando deus, arranjando justificativas para os seus “atos” estapafúrdios e à minha crença, explicando o inexplicável, tais as injustiças e as evidências dos fatos incompreensíveis, atribuídos a ele. As questões foram se acumulando. As perguntas ficando cada vez mais difíceis de responder e as respostas cada vez mais ridículas e absurdas. Se algo bom acontece, foi deus quem permitiu... se algo ruim acontecer, deus tem um propósito em sua vida... escreve certo por linhas tortas... Me poupe! Há também o comodismo em jogar a responsabilidade sobre deus, quando muitas vezes foi sua incompetência, desleixo ou irresponsabilidade.

"Hoje tenho certeza que forte é aquele que se encoraja em seus afetos, assume suas dores e não nega seus sentimentos." Não passo mais vontade de NADA, NADA mesmo! De uma forma delicada não deixo de dizer o que estou sentindo, seja bom ou ruim... aprendi a dizer mais "não". Estou feliz assim.

Enfim, a vida segue do jeito que tem que ser... sem deuses, oráculos ou fantasias... um dia após o outro. Agora, sonhando e realizando... sempre! ;)

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Contagem regressiva


Hoje será a última radioterapia, totalizando 33 sessões! Sei que será um dia como qualquer outro, mas a sensação de término é impagável!

Percebi que faltaram poucos dias para completar 1 ano do início dessa fase turbulenta. No dia 19/11/2011 fiz a mamografia de rotina, depois fiz uma biópsia, onde peguei o resultado somente no dia 30/12. Lembram? Poderia ter terminado mais rápido se tivesse iniciado a quimio logo após a retirada do câncer (07/01/2012), mas iniciei somente em março, pois, além de exames que faltavam para definir a quimio, fiz questão de viajar e descansar um pouco antes do tratamento. Claro que tive o consentimento médico, mas hoje vejo que foi a melhor coisa que fiz para a minha mente e para a fadiga que viria.

Aliás, a fadiga finalmente passou!!! \0/ \0/ \0/ Nem acredito! Maravilhoso ver a vida voltar ao normal! Como qualquer pessoa que passa por alguma doença, agora me preocupo mais com a qualidade de vida: alimentação mais saudável (sem exageros ou neurose - continuo comendo os doces que gosto e algumas porcarias ocasionalmente... o importante foi focar na quantidade). Terapia: dança... :). Exercício físico: há um tempo venho pensando em uma bicicleta. Imprescindível: musculação!

Consulta com o oncologista dia 21/11 para iniciar a 3a fase: hormonioterapia. 

Algumas pessoas têm me perguntado se não estou preocupada em possivelmente não poder ter filhos, devido aos medicamentos da quimio. Resposta: nunca quis ter filhos, o que facilita bastante a situação, pois minhas prioridades sempre foram trabalhar, estudar e viajar. Não sei até quando essas prioridades prevalescerão, mas sempre imaginei adotar uma criança com cerca de 4, 5 anos - normalmente "esquecida" nos orfanatos e abrigos, pois sempre preferem bebês. Quem sabe um dia?
 
Para quem está em tratamento ou acompanha alguém que esteja: fé, otimismo e paciência são muito importantes nesse momento. Fique perto! Respeite o silêncio! Permita-se dar e receber carinho, além de aceitar ajuda de qualquer espécie! Acredite, você precisará de alguém que faça a comida, vá à farmácia, dirija ou apenas vele o seu sono... qualquer ajuda será bem vinda! Não ligue se em algum momento quiser ficar quietinho (a), em silêncio... o corpo pede, pois a carga de medicamentos é pesada. Muitos confundem com depressão, mas não costuma ser! É fadiga pura! Todas as células estão sendo refeitas e exige muuuuito do corpo. Volta-se a ser bebê. Tudo troca: pele, cabelo, mucosa... Claro que esta é "minha" experiência e cada um tem uma reação, então pergunte tudo o que acha que deve ao seu médico, ok? Até o que achar que é besteira ou irrelevante. Você não se arrependerá! Eles estão acostumados com tantas perguntas... rs

Claro que ainda relatarei alguns fatos, mas a quantidade de postagens certamente diminuirá. Só espero que até aqui tenha conseguido ajudar alguém com o blog.

Enfim, nunca cansarei de agradecê-los por todo o carinho que recebi. Muito obrigada! 

"Tamo" junto! ;) 

Próximos passos: trabalhar e juntar $ para tentar realizar uma super festa no meu aniversário em fevereiro. Aceito sugestões para o tema!

Beijo grande.

domingo, 4 de novembro de 2012

Acabando a 2a fase

Oláááá! Tudo bom, pessoas? ;)

A radioterapia está quase no final... faltam 8 sessões. Demorou para aparecerem os sintomas, mas agora a pele está bem detonada: vermelha, ardendo pra caramba e rachada. Mas querem saber? Nada comparado à quimio! A radio não me trouxe exatamente fadiga, mas uma grande lesera. Sinto bastante sono. Infelizmente as dores nas articulações continuam, mas diminuídas com muuuuito analgésico.

Conheci pessoas maravilhosas durante a radio, principalmente os profissionais do Hospital Oswaldo Cruz. Super comprometidos e atenciosos. Só tenho elogios! Kelly, Elaine, Elizangela, Rose, Cidoca, Dr. Fabio... muito obrigada!

Me preparando para a 3a fase do tratamento que é a hormonioterapia, e que tem como objetivo impedir a ação dos hormônios que fazem as células cancerígenas crescerem. 5 anos tomando comprimidos e uma possível menopausa precoce. 

Muito ansiosa para voltar a trabalhar. Pensando seriamente em mudar de área. Já trabalhei bastante com algo que amo, mas cheguei a conclusão que preciso ganhar mais dinheiro antes de chegar aos 40 anos, o que infelizmente não será suprido em minha profissão. Um passo por vez... se não rolar, volto para minha área.

Agora já tenho cabelo, cílios e sobrancelhas! Aliás, nunca fiquei tão feliz em ter que acertar as sobrancelhas... :)... e me depilar então? Que felicidade! kkkkkkk

Como prometido, segue o novo visual:


A vida voltando ao normal... ufa! Força na peruca! Tudo entrando nos eixos!

Agradeço a todos pela torcida, carinho e mensagens positivas... 

Agora, bóra sambar! 

Beijo grande.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Radioterapia... fadiga... ainda???

Confirmado: 33 sessões de radioterapia... já fiz 5! \0/ \0/ \0/

Efeito, além da vermelhidão na pele: FADIGA... rs... ah, vá! Não há a menor comparação com a quimioterapia, mas estou cansada de ficar cansada! :-/

Outra coisa complicada, mas que não é efeito da radio: acabei trocando a noite pelo dia e perco horas preciosas. Estou indo dormir quase às 6 horas da manhã... aff

No mais, tudo "tranquilis"... rs

Beeeeijo grande à todos.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Alívio

Pensem em alguém aliviado... pensaram em mim? rs

Que alívio estar diminuindo os efeitos da quimio! Estou ainda com muita dor no corpo e dormência nas pontas dos dedos, mas o fato de sair da fadiga já é um grande avanço. Consegui viajar alguns dias com a Camila (a pessoa mais leal que conheço), me distraí, dei muita risada... estava merecendo! Consegui até ir a um belo samba com os amigos! Voltei exausta, mas valeu a pena. Inclusive, Gustavo, Robson Alexandre, Thomaz e Thiago: obrigada pela companhia, sempre tão queridos e cavalheiros. Gu, sabe que é meu irmão negro, né? Amado!

Esta semana inicio a radioterapia. Todos os dias, de 2a a 6a-feira... :-/
Ainda confirmarei a quantidade, mas algo por volta de 33 sessões. Já me avisaram sobre os estragos feitos pela queimadura na pele, mas o que seriam quase 2 meses de radioterapia para quem fez 6 meses de quimio, não é mesmo? rs... só rindo...

Nas últimas semanas tive momentos de indignação com comentários infelizes de pessoas imbecis e sem noção. Até risada deram ao me verem de lenço e inchada. Comentário master após a crise de riso: "Que bom que você está gorda! Passa a impressão de saúde!". Queridos que estão se tratando com quimioterapia: não desejo à ninguém uma situação desta, mas preparem-se! Sempre há um imbecil à espreita!

Dei adeus aos lenços! Liberdade! Assumi o corte curtíssimo. Não é o melhor dos mundos, mas é o melhor do MEU mundo! Chega de passar calor ou me preocupar com combinações de roupa/lenço. As pessoas ainda olham esquisito, mas chama menos atenção que o lenço.

Assim que tirar uma foto apresentável, mostro à vocês. ;)

Vamos lá... mais uma semana iniciando, mais etapas a vencer.

Beijo, beijo, beijo...

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Loiro? Grisalho? Castanho?

Hoje fez 2 semanas da última quimio. \0/ \0/ \0/ \0/ 

Estou quebrada... :-/... fadiga (que nunca foi embora) e com muita dor no corpo... das sobrancelhas pra baixo, tudo dói! Até a ponta dos dedos!

O Dr. Fábio diz que é difícil, após duas semanas, ainda ter esses efeitos, mas claro que Murphy teria que contribuir: "Entre dois acontecimentos prováveis, sempre acontece um improvável."... Sortuda!

Esta semana fiz alguns exames que, aparentemente, não deram nenhuma alteração ou célula perdida. Leitura de leiga... vamos aguardar a consulta com o radioterapeuta no dia 10/09. Mas estará tudo bem.

Enfim, consegui um remédinho hoje, com a esperança de estar inteira para a viagem de sábado! Pois é... me dei uma viagem de 5 dias... eu mereço, pô! 

Gente... já tenho cabelo!!! Ainda não dá para ficar sem lenço, mas que felicidade ver esses fios! Estou tricolor: loira, castanha, grisalha... Tingirei nos próximos dias para o coitado ter uma cor definida... rs... ele está com crise de identidade! Retomando a vaidade...

A Xuxa ganhou 2 milhões para tingir o cabelo de preto. Aceito R$ 100 de cada amigo... segue a conta... brincadeira... rs

Queridos, beijo grande e tudo de bom para nós! ;)

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Guerreira florzinha de Juliana Brandileone

Ontem recebi uma mensagem que me deixou muito emocionada, pois é exatamente a forma como me senti nos últimos meses e, certamente, como me sentirei para o resto da vida em relação à mudança de valores:

"Guerreira florzinha!
Não tem outra palavra para definir pessoas que passam por isso.
São dores que ninguém imagina como sentir e muito menos como curar...
São vaidades que são deixadas de lado em nome da vida...
É uma força que brota de dentro em luta pelo dia seguinte...
É buscar vontade dentro de si mesma, onde sequer há alguém, por muitas vezes no vazio...
É dizer pro mundo que a medicina ajuda, mas a fé que nos move é realmente mais forte do que todos que duvidam.
Certamente o valor que a vida tem pra vc a partir disso tudo é outro e, mais certo ainda, é que vc fará sempre tudo e mais um pouco para ser feliz e conquistar o mundo!
Vida que entra no eixo e começa novamente com mais sabedoria e maturidade!
Viva! Seja muito feliz!
Sinta um beijo grande e um abraço de "upa" com olhos fechados!!"

Juliana Brandileone, MUITO OBRIGADA, minha linda!!!

domingo, 19 de agosto de 2012

♫♪ Acaboou... Acabooooou! ♫♪

Que delícia a sensação de ter feito a última quimio no dia 16/08!!! Como disse na rede social: desejo, com todas as minhas forças, que hoje seja a última quimio de uma vida inteira!!! Acabooooooou! A única pressa que tive nos últimos tempos foi para que este dia chegasse. Agora, parece que tudo está mais tranquilo, mesmo com os efeitos colaterais da quimio.

Gostaria novamente de agradecer aos amigos, parentes e aderentes às mensagens de carinho, força, esperança, fé, amor e tudo o mais que há de bom: minha mãe Rita com a dedicação irrestrita, minha irmã Carol, sobrinhos Bruno e Bia, tios Edson, Fernando e Zé, tias Marcia e Sheila, primas Gabriela e Fefê; Camila Amaral; famílias Druwe, Leme, Lopes, Francesquini, Villas Boas; amigos da System; Carol Akemi; Carol nega; amigas da Atento; Marcelo Whitehurst; Fabio Godinho, Adriana Buonfiglio, Paulinha, Quel, Ilma, Tamara e Bel (vulgos Valéria e Janete... rs)... muito queridos! Ao Dr. Fabio e meninas da enfermagem do CPO (Centro Paulista de Oncologia): obrigada pela paciência, carinho e profissionalismo. Lindos! Quarteto fantástico (Michele, Taísa e Dani): já disse uma vez e vou repetir, copiando meu amigo Aristóteles: a amizade é uma alma com dois corpos. Em nosso caso, quatro corpos. 

Certamente esqueci algum nome, mas não se sintam menos estimados... pelo contrário!

É muito bom saber o quanto sou querida! Nem imaginei que conhecesse tanta gente! O fato de poder dividir os momentos com todos vocês é uma sensação ímpar... inexplicável!

Agora, me preparar para a maratona de exames para saber se nenhuma célula torta se perdeu pelo meio do caminho e começar a radioterapia daqui a um mês. Estou confiante. O Dr. Fabio (oncologista) também está, o que me deixa mais tranquila. 

Dedos cruzados e fé em dia!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Coragem sempre?


Queria me sentir corajosa o tempo todo, mas algumas situações não ajudam:

  • Ver-me naquela roupa de hospital e como meu corpo está judiado: inchaço, cicatrizes, cateter, aspecto acinzentado... Saber que o tratamento te deixa deste jeito é péssimo, mesmo sabendo que faz parte da prevenção para uma remissão. Problema de saúde é a mais pura imagem da fragilidade humana.
  • Cansaço… fadiga… prostração… não preciso citar novamente esta penitência. De qualquer forma, só agora, prestes a fazer a última quimio, me permiti não me sentir culpada por não ter forças para me mexer! Meu corpo precisa deste tempo.

Para quem está se tratando: permita-se não fazer nada! Isto não quer dizer que você desistiu! Sempre fui tão independente e tão orgulhosa por isso. É difícil aceitar que desta vez EU precisei de ajuda, mas não é errado! Vou aguentar!

Descobri que sou capaz de suportar coisas que não achava que pudesse enfrentar, apesar das dificuldades do tratamento. Sempre digo ao meu oncologista: às vezes, acho que não é o câncer que mata, mas sim o tratamento, que é muito sofrido e doloroso.

Hoje foi difícil até levantar para comer. Levantei para entregar a Florzinha para a pet que veio buscá-la às 10h, voltei a dormir e acordei às 13h. Com muita força psicológica fritei um ovo e temperei a salada.  Para ajudar a digestão resolvi escrever para vocês. :) Enfim, estou moída... vou deitar novamente. Vai passar... vai passar...

Contagem regressiva para a última quimio... faltam somente 3 dias! \0/

Taís e Roberta, muito obrigada por tudo! Não tenho como agradecer o que fazem pela minha pequena.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Só para esclarecer

Insônia instalada, como sempre acontece após a quimio! :-( ... Costumo ficar um pouco melhor nos dois primeiros dias, depois começo a sentir o baque: aumento da fadiga e da dor no corpo, principalmente articulações, inchaço... Acordo bem justamente na 5a-feira seguinte, quando já terei outra quimio. Para rir, né? Resumindo: 2 dias razoavelmente bem e 5 podre!

Pessoal, somente para esclarecer, pois algumas pessoas me perguntaram, e como prometi realmente compartilhar os acontecimentos, seguem respostas:

  • A fadiga faz com que subir um lance de escadas me deixe suando em bicas e prostrada por um bom tempo. Isto quer dizer que passear no parque com a Flor tornou-se impossível! Dançar então, nem pensar!
  • O comentário sobre a pequenez de espírito ao comparar problemas, como o da Talia Joy que possui um câncer terminal, me inclui no rol dos "pequenos espíritos". 
  • Por que senti meu próprio luto se ainda estava viva? Pois é... "ainda estava". Não temos como saber o que vai acontecer quando recebemos o diagnóstico de câncer após a mamografia. Só temos uma direção após todos os exames, e ainda assim, sabendo que pode mudar tudo repentinamente, pois cada corpo reage de uma forma. A palavra câncer é assustadora!
  • Por que fui expulsa da minha vida? 
  1. Ilusão achar que a rotina seria igual. A prioridade agora é sua saúde! 
  2. Parei de trabalhar. 
  3. Passei a dormir mais para sentir que o tempo passaria mais rápido, coisa que nunca fiz antes!
  4. Minha vida social diminuiu significantemente, por motivos físicos (aliás, queridos, desculpem pelos furos... marco com antecedência, mas muitas vezes não tive a menor condição de sair de casa). 
  5. As pessoas não te tocam. 
  6. As pessoas têem receio de falar com você, como se fosse algo contagioso.
  7. As pessoas te olham diferente. Horror!
  8. Autoestima quase 0... Quero colocar fogo nos lenços (menos nos da Michele... kkkk), bonés e chapéus.
  9. Vou mudar a frase "praticar a paciência como se fosse uma lavagem cerebral" para "praticar a paciência como um mantra". 

Sintam as situações e a paciência extrema da pessoa: "Calma, calma... Não coloque fogo nos lenços! (Juro que devolverei os lenços da Michele intactos!) Não pergunte ao mané ao lado o motivo dele estar olhando como se você fosse uma aberração! Arrependa-se de ter perguntado a ele se havia algum problema! (não deu tempo de expressar o arrependimento... :-/). Não mostre novamente a língua e faça careta às pessoas quando te encararem no elevador lotado do shopping!"... e algumas outras coisas... kkkkkk... Sei que não fui muito legal, mas acho que é perdoável depois de alguns meses nesses episódios repetidas vezes, não é?

  • Por que voltarei insuportável para minha vida? Sempre fui muito ajuizada e continuarei sendo, mas sou muito independente. Mais que nunca, não haverá o que me impeça de fazer o que quero. Vou viajar muito, me preocuparei com "o que" e "quem" realmente importa, farei mais programas saudáveis, menos horas-extras no trabalho, mais aulas de salsa e beijarei mais na boca.

Pronto! Acho que respondi tudo. 

Beijo, macacada. ;)


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Um dia por vez

Hoje farei a penúltima quimio. Estou mega cansada por causa da fadiga, com muita dor no corpo e com o saco muuuuuito cheio. Quero voltar a trabalhar, ver gente, sambar até amanhecer, passear no parque com a Flor.

Ontem tive a oportunidade de ler uma reportagem incrível sobre a Talia Joy Castellano. Uma garotinha de 12 anos, com câncer terminal e que ensina truques de maquiagem. Ela diz que a maquiagem é a sua peruca... :) 

http://revistaglamour.globo.com/Beleza/noticia/2012/08/inspiracao-em-make-paciente-de-cancer-de-12-anos-ensina-truques-de-maquiagem.html?fb_action_ids=3685624975265&fb_action_types=og.likes&fb_source=hovercard 

Leio a reportagem e me sinto uma cretina. Horrível fazer comparações, mas faz refletir sobre a pequenez de espírito de muitas pessoas.

Já senti raiva, conformismo (sentimento que odeio), luto, autopiedade... por outro lado, também senti que meus melhores remédios foram o bom humor, o otimismo e, sem dúvida alguma, o amor da minha família, amigos e de alguns não tão amigos, mas que foram extremamente solidários à situação.

Morri no dia em que recebi o diagnóstico. Fui expulsa da minha vida. O que veio depois foi a nova Sandra. É impressionante a mudança de valores que ocorre após o baque do diagnóstico de uma doença que pode ser fatal. Hoje vivo com mais leveza e a tendência é que isso se torne ainda mais forte quando retomar minhas atividades normais. Lindo o ditado para “viver como se fosse o último dia”, mas o mais verdadeiro para mim é “um dia por vez”. Fui obrigada a praticar a paciência como se fosse uma lavagem cerebral.

Mesmo sabendo que os efeitos ainda permanecerão por um tempo, o simples fato de finalizar as quimios já faz com que o ânimo se renove. Alívio! Voltarei insuportável para a minha vida!!! Ninguém me segura!!!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Falta pouco...

Olá, pessoal! 

Desculpem a demora em postar, mas estou realmente numa fase de desânimo. Agora falta somente um mês para terminarem as quimios, mas perdi a vitalidade. O otimismo está aqui... sempre... mas falta força. Parece que a fadiga alcançou a mente! Consigo fazer coisas básicas e, há alguns dias, saio de casa somente quando não tenho outra alternativa. Sei que logo vai passar, é questão de tempo.

Meu cabelo voltou a crescer! Uns fios bem finos e aparentemente mais brancos que antes. O médico disse que ficarão enrolados... conseguem imaginar? rs

Queridos, novamente, muito obrigada pelas mensagens de carinho e força.

Beijo grande.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Saudades

Olá, pessoas!

Hoje fiz a terceira quimio TC... agora só faltam 9!!! Feliz por agora só ter um dígito... rs... \0/

Fui informada pelo oncologista que a radioterapia, que será após a quimio, dura 45 dias... ai, ai, ai... 45 dias corridos? 45 sessões, todos os dias? Poderei descansar no final de semana? Enfim, terei consulta no dia 20/06 e conto para vcs como ocorre a contagem.

Tenho sentido saudade de tanta coisa...
  • de ser olhada com naturalidade. Estou me sentindo um alienígena. Sei que não é comum verem mulheres carecas e com essa cara de lua cheia pelas ruas, mas não ajuda muito me olhar desse jeito.
  • de falarem comigo normalmente. Todos morreremos um dia, talvez inesperadamente, mas não quer dizer que vou morrer de câncer na sua frente, ok? Aliás, tenho certeza que não morrerei por este motivo... pelo menos, não agora! Pode falar comigo sem achar que estou em fase terminal.
  • de carinho físico... estranho, né? Fiquei pensando em como normalmente não tocamos nas pessoas próximas que gostamos. Prestem atenção nisso. Os carinhos normalmente ocorrem quando somos crianças ou quando estamos com elas. Depois vamos nos distanciando aos poucos. Sabe em qual momento me dei conta disto? Numa sessão de massagem depois de estar travada por causa das dores no corpo. Uma situação que definitivamente não é de carinho, mas alguém estava tocando em mim!!! Não estou falando de carinho homem/mulher, mas geral. Tirando o beijo no rosto quando cumprimentamos alguém, o restante: 0!
  • de trabalhar! Nossa... que saudade disso! Equipe System, Sé, Nega, Fuinha; todas as "Elis" (já trabalhei com 3!); Equipe da Plano (melhor até hoje! - referência de trabalho em equipe, literalmente); meninas iTrade; "Camilas" (também já trabalhei com 3... sina!). Posso não ser uma chefe maravilhosa, mas também não sou a pior! rs... Saudade daquele corre corre... até mesmo de reunião que não leva a nada ou viajar a trabalho de 2a a 6a-feira! kkkkkkk
  • $$$... putz... receber pelo INSS não é fácil! Quem passar por isto, saiba que precisa se programar, mudar ou excluir muita coisa que estava acostumado. Perde-se, em média, 40% do rendimento. O padrão de vida não cai... despenca!
Estou cansada... física e mentalmente. Não sinto pena de mim. Pelo contrário. Sei que é o que tenho para o momento e farei o melhor que posso, como em tudo na minha vida. Não está sendo nada fácil, principalmente depois que soube do número 45 na radioterapia. Tenho  esperança de estar trabalhando em dezembro, participar da festa de confraternização e receber cesta de Natal! rs

Ainda não perdi o otimismo... mas sinto que falta pouco. Muuuuuita força! Vai passar logo. ;-)

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Sugestão de curso gratuito para detecção de câncer de mama

Pessoal, olha o que recebi da minha amiga Pipoca:


É um curso online e gratuito do SESI para detectar o câncer de mama precocemente, fatores de risco, etc. Achei fantástico!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cateter e 1a quimio TC (semanal)

Hello, people!

Como minhas veias já fritaram com as quimios anteriores, optei por colocar um cateter. Tenho certeza que me ajudará bastante, mas não contava que teria problema com a colocação. Minhas veias do lado esquerdo não permitiram o acesso e o amado médico vascular ficou furando e tentando por quase duas horas!!! Não estou exagerando... foram palavras do próprio. Estou toda roxa e com muita dor. Parece que tomei uma surra. Tiveram a feliz ideia de tentar o lado direito e correu tudo bem... mas não menos roxo e dolorido. A diferença é o tamanho do hematoma. Dos seios para cima, tudo dói: colo, pescoço, nuca, quando penso ou respiro.

Dia 31/05 fiz a primeira quimio TC e os efeitos comuns (dor muscular e formigamento nas pontas dos dedos), não apareceram . Foi bem tranquilo, sem náuseas ou grandes indisposições, com exceção da insônia nas primeiras 48 horas e a dor para a aplicação através do cateter, num local inchado e dolorido... Aff... chorei feito criança!

Para as próximas aplicações, mesmo sendo fácil localizar o cateter, utilizarei um anestésico, pois temos que contar com a "mira" das enfermeiras. 

Conhecem a expressão: "me dê paciência, pois se me der força, eu mato"? Pois é... não tenho mais pressa para nada nessa vida e faço praticamente uma meditação para ter paciência em várias ocasiões, mas sei que preciso de força... muita força, principalmente com a fadiga mega power que estou sentindo. Coisas simples, como levantar da cama, subir um lance de escada ou tomar banho, demandam uma energia sobrenatural. Chego a ficar ofegante, acreditam?

O que posso dizer desta última semana? "O cabra tem que ser bruto... senão perece!". Tratamento do carvalho!!!

Força na peruca. Só faltam 11!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Última quimio AC

Olá, galera! 

Fiz a última sessão da quimio AC no dia 10/05 e estou bem. Estômago inteiro, mas sem paladar para várias coisas. Aliás, variando bastante! Língua branca! O pior está sendo realmente a fadiga. Estou me cansando muito mais rápido. Prostrada, imóvel... preciso esperar o corpo recuperar a força de todas as células. Assustador!

Dia 31/05 iniciam as quimios semanais de TC, onde o efeito mais possível é a dor muscular. Previsão: 12 semanas... :-/

Mudando bruscamente de assunto: em um dos posts citei as atividades gratuitas que ocorrem nos parques da cidade, então segue um link para ajudar na procura:


Espero que possam utilizar e que as atividades sejam legais na sua região.

Estou com cara de lua cheia! kkkk... um horror! Adoro bonés, mas como disse em algum momento, nunca tive o hábito de utilizar acessórios (chapéus, lenços, etc), então a adaptação é um pouco mais complicada. Comprei duas boinas e duas tocas... ficaram bem legais.

Não costumo sentir frio, e mesmo com a chegada do frio, vacilei não agasalhando a cabeça! Pessoas, NÃO PODE! O calor do corpo vai embora mesmo e, consequentemente, pode prejudicar a imunidade e todo o tratamento. A coisa é muito séria!

Vou lançar a campanha: NÃO ESQUEÇA DE AGASALHAR A/O CARECA!!! kkkkkkk... Principalmente no frio!

Pessoal, vou posicionando os acontecimentos.

Beijo grande e obrigada a todos.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Depoimento após quase dois meses

Pessoal, passei para dar o depoimento das adaptações diárias, considerando a 1a quimio em 08/03.

  • Medicamentos: ajustes, esquecimentos, efeitos colaterais... mas viva!
  • Comida: náusea com o cheiro de alguns alimentos, principalmente no preparo; perda do paladar para doce; comida gordurosa, nem pensar... parece que a comida foi plastificada!
  • Cabelo: sou uma pessoa que normalmente não sente frio e sempre andei com o cabelo preso. Estou sofrendo com lenços, chapéus e afins. Chego em minha casa ou na casa de minha mãe e arranco tudo da cabeça, a ponto de esquecer de recolocar ao sair. Conclusão: pessoas com cara de "pelamor"! rs... Mas vou dizer: falta um tantinho assim para assumir a careca na rua! Será???
  • Roupa: um saco, principalmente para quem não tem noção de acessórios. Passei vááárias vezes mais de uma hora para combinar blusa, calça e lenço! Por preguiça, algumas vezes coloquei calça jeans, camiseta e boné, só para não ter que pensar em combinar mais do que cores. Horror! Depois fica um pouco mais rápido... rs
  • Trabalho: tirando os momentos físicos ruins com o esquecimento do remédio, onde não haveria a menor possibilidade de trabalhar, sinto falta da correria.
 Aliás, hoje estive na antiga empresa. À todos, muito obrigada pelo carinho! Beijo grande.

Planos a curto prazo: cursos online! Bóra ocupar a cabeça, meu povo! Outra coisa interessante que encontrei nos parques próximos de minha casa: aulas gratuitas de yoga, lian gong, ginástica dançante (a minha cara!). Vale a pena conferir a programção, galera.

Planos a médio e longo prazo: cuidar da saúde e viver um dia por vez. Agora não adianta correr, me desesperar ou ficar reclamando.

Dicas: 
  • Faça uma programação, como se estivesse num dia normal (para quem trabalhava fora ou não), com horário para a atividade que deseja, refeições, fazer o curso no computador, sair para fazer ginástica, buscar o filho na escola, etc. 
  • Envolvidos, desculpem a falta de paciência e ansiedade, vindas de ambas as partes.
Para quem está em tratamento: NÃO  faça o problema ser ou parecer maior! Respeite sua adaptação, acima de tudo, mas reaja!

Mamis: essa é para você, minha querida. Não há obrigação nesta relação! Jamais poderei retribuir o que tem feito por mim, portanto, desculpe por qualquer inconveniente. Infelizmente, somos muito parecidas... rs... queremos o melhor, mas muitas vezes não sabemos como dizer. Te quero muito e muito bem... sempre! Te amo.

Próxima quimio: 10/05 (última sessão de 21 dias). Depois, 12 sessões, uma vez por semana... aff...

Respira... respira... "vum bora!!!"... kkkkk

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Não me matem!!!

Não me matem 1: desculpe a demora em escrever. 
Não me matem 2: sofri tanto nas últimas semanas porquê esqueci de tomar um dos remédios!!! Até o oncologista quis me matar! No meu caso, descobri que um único remédio resolve todos os meus problemas... ou quase todos... rs

Fiz a 3a quimio no dia 19/04 e estou tranquila. Agora só faltam 13!!! \0/ \0/ \0/

Um pouco de fadiga, mas sempre depois de uma longa jornada nas tarefas de afastada do trabalho: visita ao INSS, Detran, Caixa Econômica... Vou dizer: nada fácil! Por mais que tentem agendar, o sistema é sempre precário e com atraso. Sem contar a simpatia dos atendentes e médicos. Situação triste!

Enfim, pessoas... tudo certo! Prometo tentar dar notícias mais cedo ou tão logo ocorra a próxima quimio.

Ah, para comemorar a volta à ativa, até fui ao show do Jorge Vercillo com a Camila! ;)







sábado, 14 de abril de 2012

Peito aberto

Impressionante a velocidade com que as coisas mudam! Entrei num ciclo de dores que está me enlouquecendo! Dor nas juntas, dor no peito por causa da renovação medular (dá pra acreditar que isso dói?), fadiga interminável e labirintite (efeito de um dos remédios). Estou tomando remédio para o remédio!!! kkkk... Levanto da cama, deito no sofá e refaço este percurso várias vezes ao dia. Quando consigo sair da letargia, a labirintite me impede grandes movimentos, pois estou tendo que andar escorada. Está difícil para segurar talher, copo... Às vezes tenho que ser ajudada para andar em linha reta!!! AAAAHHHH! QUE MEEEEEERDA!

Venho de peito aberto e despida de qualquer pudor ou medo para dizer: estou esgotada física e mentalmente, mas HEI DE SER FORTE!

"Eu gosto de viver. Já me senti ferozmente, desesperadamente, agudamente infeliz, dilacerada pelo sofrimento, mas através de tudo ainda sei, com absoluta certeza, que estar viva é sensacional." Agatha Christie

terça-feira, 3 de abril de 2012

Tudo bem por aí?

Por aqui... tudo bem! Um pouco de náusea, fadiga, algumas dores abdominais, mas tudo administrável! Se tudo correr bem, visito minha irmã e meus sobrinhos na Páscoa e assim seguimos adiante!

Gente, o motivo de estar aqui desta vez é, além de notícias, agradecer tantas mensagens e demonstrações de carinho, inclusive de desconhecidos! A luta já está ganha, meu povo! É só questão de tempo.

Muito, muito obrigada mesmo! Considerem-se abraçados, de todo o meu coração.

Beijo grande.

quinta-feira, 29 de março de 2012

É o que temos para o momento... Portanto, bóra tirar onda!

Olá, pessoas!

Depois da coragem de raspar a cabeça, chegou o momento de estrear o novo visual com os lenços.

Quanto mistério... kkkk



Hoje fiz a 2a sessão de quimio e, agora, só faltam 14!!! \0/ \0/ \0/ \0/ \0/ 

Passei bem durante a sessão, cheguei em casa e tomei um Plasil para não ficar esperando ter náuseas e estou bem. Novamente sinto que há um alien dentro do meu estômago, mas acho que ele está dormindo. Amém!

Saí da quimio e fui jantar com mamis. Comemos uma bela macarronada... eu não tinha conseguido almoçar... anta! Mas consegui comer rapidinho antes da quimio, um lanche natural e suco de laranja... quase um exemplo de paciente! rs
Fomos ao Shopping Frei Caneca. Aliás, quem morar em São Paulo, recomendo que faça a estreia lá, pois tem gente de todo tipo: bonita, feia, esquisita, diferente, heteros, homos... o seu lenço não passará de mais um detalhe! Poucos olham em seus olhos, mas pelo menos não assustam! kkkkkkkkk... Até recebi uma boa olhada de um gatito no elevador... Veja bem, nem tudo está perdido! \0/

Quem me conhece, sabe o quanto gosto de samba. Há uma música antiga que gosto muito e tenho esperança de ainda ouvir alguém cantar pra mim quando tudo isso acabar! Ou antes... rs... será??? ;)

Um trechinho da letra para saberem do que estou falando... rs:

"Ela é meu esporte radical
 Poderosa, viciante, mas não faz mal
 Meu docinho
 Ela é o que meu médico receitou
 Rivaldo Maravilha mandando um gol
 Minha chapação...
 Galega
 Nem dá pra dizer o que é estar com você
 Princesa
 Todo mundo vê que eu sou mais você."

Agora, como realmente fiquei:


É o que temos para o momento... xiiii!


Meninas, posso dizer, depois de tudo isto, que até o capeta tem medo do que somos capazes!


A guerra ainda não foi vencida, mas uma das batalhas, certamente!


Não somente para quem vive a situação na pele, mas aos parentes, amigos, desconhecidos que se solidarizam... somos todos guerreiros!
 
Sei que fica fácil ouvir isto de uma pessoa que conseguiu preservar o estômago e está comendo normalmente, até melhor do que antes. Aliás, o ser humano é uma merda! Só toma vergonha na cara quando algo bichou! Juro, de todo coração, que oro para que os sintomas em todos sejam amenizados, principalmente na alimentação e imunidade. Não deixem para tomar o remédio depois que estiver passando mal! Infelizmente, repetirei isto em várias postagens. Não confundam a fadiga com depressão! Não se entreguem. Descansem, mas juntem uma forcinha para dar uma volta no quarteirão, uma praça... garanto que se sentirão muito melhor!
No mais, prometo, prometo, prometo... que voltarei para a academia e comprarei uma bicicleta, assim que possível ($$$)... por enquanto, estou fazendo caminhadas com a Florzinha. 

Pelamor... não esqueçam de passar protetor solar na orelha e na cabeça, caso tenha coragem de sair careca ou quando ele estiver bem curtinho! Outra coisa: hidratante na cabeça após o banho! Caso contrário, coçará horrores! Se mesmo careca, o couro cabeludo for oleoso, passem hidratante em gel ou algum creme calmante pós-depilação (caso não tenha alergia a álcool, claro!). Comigo deu certo.


Como diz minha mãe: "o que não tem remédio, remediado está!". Portanto, "tirem onda" para não enlouquecer! Divirtam-se! Você e as pessoas se acostumarão em alguns minutos com a situação se encarar de uma forma leve. Eu sei... é chocante! Mas veja por outro ângulo. Curta mesmo! Abuse dos lenços e cores. Acaba sendo uma distração e vc se achará linda em certo momento. Se não, escreva aqui também! Quem sabe posso ajudar de alguma outra forma?

Não adianta ser hipócrita e dizer que o olho claro não ajuda, mas se VOCÊ não se gostar, se entregar e não se cuidar, de nada vai adiantar! Outra coisa: curta muito quem está a sua volta! Deixe-se ser amada, elogiada, mimada, desejada... tudo o que te fizer bem!

Muuuuuuuita sorte e força para nós!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Careca assumida!

Estava DE-SES-PE-RAAAA-DA com a queda! Horror! Completamente incomodada com o cabelo preso na roupa, no carro e rolando pela casa. Mesmo sendo meu, tenho nojo de cabelo fora da cabeça. Vai entender... rs

Quando acordei hoje, vi o tanto de cabelo no travesseiro e o quanto ainda faltava cair... aff! Situação facilmente resolvida: tirei com a mão o que estava solto e sobrou praticamente nada. Cortei bem curto o restante com a tesoura e depois gilete. Pronto! Mais fácil que pensei! \0/

Dicas para quem precisar:
- cuidado com a tesoura, pois dependendo da posição, será muito fácil dar uma picadinha com a ponta... e dói! Ah... com o cabelo bem curtinho fica mais fácil para usar a gilete e evita entupir o ralo... :-)
- antes da gilete, molhe a cabeça e passe condicionador. Amacia o cabelo e desliza melhor no couro cabeludo. Sabonete resseca e irrita mais os olhos, caso caia neles.
- muuuuuito cuidado com a gilete próxima a região da orelha... é super sensível e qualquer corte sangra pra caramba!!! Fiz um corte em cada orelha... rs

Depois que tirei o cabelo com as mãos, arrisquei olhar no espelho... assustei... por 10 segundos. E depois ri! Sabe aquela sensação de uma coisa ser tão esquisita que fica até engraçado? A careca fica muuuuuuuuito melhor!

Neste período descobri o quanto sou querida e quantos amigos tenho. Mas foi inevitável não me preocupar com as reações ao me verem assim. Sabe o que descobri? Que quem gosta de você, vai gostar de qualquer forma! Quem não conseguir ficar próximo, tem todo o direito e compreenderei perfeitamente. 

Como descobri? Com a Flor, minha parceira oficial! 


Estava fazendo todo esse processo com ela próxima a mim, sem entender a movimentação. Quando ri, após tirar o cabelo com as mãos, ela começou a pular a minha volta, como se nada estivesse acontecendo, somente seguindo o ritmo da risada. Me trouxe a girafa para jogar para ela e nada mudou. Quando saí do banheiro, completamente careca, ela estava deitada na porta (como sempre) e com aquela cara de "como você demora" (como sempre)! Ah, gente... vamos combinar: tenho coisa mais importante para me preocupar do que a careca ou com quem não vai querer ver!

Por que fiz sozinha? Eu sei... eu sei... algumas pessoas vão reclamar... Não é orgulho, mas sou assim: para coisas pessoais, gosto e prefiro fazer as coisas sozinhas. Espero, de verdade, que compreendam. Se tivesse alguma dificuldade, não conseguisse fazer por qualquer motivo, estivesse com dor ou qualquer coisa parecida, juro que pediria ajuda. Portanto, não fiquem preocupados. Está tudo certo!

Enfim... de resto, tive algumas dores no corpo, um pouco de fadiga, uma demissão... mas todos superáveis. Cansaram de ler, né? kkkkk... Vamos descansar. Mais tarde terei uma aula com a Mokita, minha amiga mais perua, de como usar lenço na cabeça. Associados aos lenços, resta caprichar numa maquiagem discreta e alguns acessórios, mais discretos ainda! rs... tentarei postar algumas maquiagens para inspirá-las.

Meninas deste Brasil varonil, fiquem lindas!!! Amem-se, acima de tudo!!! A luta será árdua de qualquer forma. Portanto, recomendo manterem a autoestima e vaidade. Óbvio que não é o principal, mas vai ajudá-las bastante.

Um grande beijo a todos.Obrigada pela torcida!


sábado, 24 de março de 2012

Joãozinho

Não teve jeito, meu cabelo não foi poupado! Tufos de cabelo descolando... Sem contar a sensibilidade no couro cabeludo, como se tivesse sido puxado com muita força. Fica bem dolorido, até para encostar a cabeça no travesseiro. Para tentar amenizar o impacto cortei bem curto, tipo Joãozinho. Talvez pelo tamanho do fio, aparentemente diminuiu a quantidade de cabelo caindo.

Impressionante como descobrimos como algumas pessoas têm o coração bom. Minha cabeleireira me atendeu às 20h em plena 6a-feira à noite, somente para que ficássemos à vontade e eu menos desconfortável com a situação. Na saída, ouvi: "Fique tranquila, daqui um tempo riremos de tudo isso. Vai passar.", e recebi um abraço carinhoso.

Tamis querida, muito obrigada! Já disse que o que vc e as meninas fazem por mim não tem preço. Obrigada pela paciência e pela terapia aos sábados... rs

Ainda não consegui tirar nenhuma foto. Possível negação? :-(

Vamos lá... o importante é não esquecer de respirar fundo e continuar comendo feijoada como a de hoje (rs) com pessoas queridas.

Boa noite, people.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Tchau, cabelo... 0/

Meu cabelo começou a cair... Ele simplesmente descola da cabeça, como se não tivesse raiz. Tive até taquicardia com a caída do primeiro tufo. Muuuuito estranho!

Sandra, respire!!!... novo preparo psicológico. 

Desculpem... estou tentando manter a calma, mas se alguém me disser ou escrever que "é o de menos", vou mandar a merda! Eu sei... Eu sei... perto da doença é nada, mas eu posso achar uma merda, certo? Obrigada.

Pronto, desabafei! Estarei melhor amanhã.




segunda-feira, 19 de março de 2012

Tudo tranquilo...

Pessoas, somente para mantê-los informados:

Está tudo tranquilo! Sem dores, náuseas ou fadiga. Como comentei com algumas pessoas: o bicho de 7 cabeças que me disseram, tem somente uma, no meu caso. Muito feliz por isso! Para dizer que não sinto nada, estou com um pouco insônia e alergia, como se fossem picadas de inseto, principalmente no couro cabeludo.

Dia 22/03 terei consulta com a nutricionista e o oncologista. Aproveitarei para tirar algumas dúvidas de perguntas que me fizeram, por exemplo: durante a quimio, faz mal comer alimentos aquecidos no microondas? Na internet diz tanta coisa, mas nada realmente comprovado. Um mito/spam que sei que existe é do uso do desodorante aerosol que causaria câncer. Meninas, mentira! Podem continuar usando normalmente.

Enfim... queridos, obrigada por vossa atenção dispensada. ;)

Dou notícias logo mais.

Beijo.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Efeitos quimio 1 - AC

Olá, pessoas!

No sábado tive um pouco de fadiga, mas administrei bem o dia, sem grandes movimentos. Agora, no domingo... aff... punk! Fadiga absurda!

Acordei às 7h30 e com dor nas costas (que já é antiga). Fui para o sofá e fiquei dormindo aos pingados. Minha nossa... é desesperador! Não dá vontade de se mexer e nem de pensar. A TV estava ligada, mas não consegui assimilar nada... é como se vc desligasse de olhos abertos! É muito estranho, pois não é sono! Vc acaba cochilando por causa do cansaço de não fazer nada... acreditam?

Minha mãe chegou para almoçarmos, tomei coragem e fui dar uma volta para animar o corpo. Voltei arrastada e me joguei no sofá. Almocei e mais 2 horas de lesera total, até que as meninas do quarteto chegassem.
Aliás, minha flores, muito obrigada! Acho que eu teria padecido de inércia!

Tentei dormir cedo, mas não consegui. Acordei de 2 em 2 horas para ir ao banheiro... o que atrapalhou imensamente o meu sagrado sono. Estou pescando um pouco, talvez por causa dos remédios tb, mas no geral estou bem. A fadiga passou e o estômago está ótimo. Hoje é o último dia dos remédios. Vamos ver como ficarei depois...

Torcendo para que continue bem assim!

Queridos, notícias em breve.

Beijo grande.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Só faltam 15! \0/


Pessoas, passei a 1ª quimio ONTEM! Agora só faltam 15 (já explico a mudança de 06 para 15). Estou super bem, perto do que estava esperando.

Em acordo com o oncologista, houve a mudança da aplicação para 04 sessões de AC a cada 21 dias + 12... SIM... 12 de TC uma vez por semana! PQP!!! Como diria o filósofo Michel Teló: “Delícia... Delícia... assim vc me mata!!!”. Desculpem, mas só com "bom humor negro" para fazer com que isto seja bobagem.

Não sei por qual motivo, mas sempre tive a impressão que a quimio seria igual a hemodiálise, com aquela máquina trambolhão ao lado do paciente. Felizmente não é! Seria como o recebimento do soro, com aqueles saquinhos pendurados.

Enfim, no momento da quimio senti um leve mal estar no estômago, mas nada preocupante. Fui jantar com mamis e quando cheguei em casa a náusea já estava mais forte. Nada que um Plasil e um Nausedron não resolvessem. Tive insônia, certamente pela ansiedade, mas depois consegui dormir direto... a partir das 04h... show de horror!!!

Acordei super bem! Tomei as doses matinais das remedinhos e para não esperar o mal estar chegar. Pessoas, tomem as doses corretamente e nos horários certos! Não esperem virar o estômago do avesso para tomá-los. Tiro no pé total!

Sinto que o estômago não está normal, mas está dopado, tadinho... kkkk... até vim trabalhar! Olha que beleza! Fui almoçar na pastelaria e não comi pastel... comi o que tinha no buffet, mas tudo bem... é por uma boa causa. Melhor não abusar, né?

Torcendo para que continue assim!

Sorte para nós!

Beijo do gordo.

terça-feira, 6 de março de 2012

Inusitado

Situação inusitada: semana passada estava mega estressada com tudo acontecendo ao mesmo tempo. Novos desafios, adaptações, novo visual, quimioterapia... que felizmente foi adiada. Na hora fiquei frustrada, pois queria que passasse logo. O clima estava tão pesado, a situação de impotência tão gritante que, se tivesse feito a quimio, talvez tivesse efeitos colaterais mais fortes que o esperado.

Conclusão: tive tempo de deixar a poeira baixar e fiquei mais calma.

O que não tem remédio, remediado está! Desta vez, preparada de verdade!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Me convença que ficar careca "é o de menos"!

Não adianta dizer que ficar careca "é o de menos"... concordo que nunca, nunca mesmo, será o principal foco, mas pára! É uma merda! Se já não bastasse toda a situação, ainda fode a auto-estima. Fácil, né? Experimenta raspar a cabeça e depois me conta como se sentiu, mesmo que seja a pessoa mais sem vaidade da face da Terra. Me convença que "é o de menos"!

Muito obrigada!

Gentem, a intenção não é divulgar nomes, mas difícil agradecer sem citar nomes, né? Vou tentar com alguns: mamis, quarteto fantástico, pequenina, funcionários, galera Plano Trio, Claudia, Isi, Creuza, tios, primas, primos tortos, Monteiro, galera Bijuk, Tobita, Sanches, galera Atento... aff... muita gente! Certamente não conseguirei falar de todos! Mas tudo foi lido! Portanto, considerem-se abraçados carinhosamente.

Queridos muito obrigada pelos posts, carinho e até mesmo puxões de orelha por eu não ter contado antes... mas não carecia... Estou bem, juro!

Beijo imenso e bom final de semana à todos.


"Que as dificuldades que eu enfrentar ao longo do caminho não me roubem a capacidade de encanto."


quinta-feira, 1 de março de 2012

Novo visual


Estou recebendo relatos de mulheres que perderam cabelo devido à quimio, mas não ficaram carecas! Uma ficou com o cabelo bem ralinho, mas como tinha muito cabelo, não sentiu tanto assim a queda. Manteve o cabelo curto, como se fosse o da Xuxa. Será que farei parte desta lista??? Bem, por precaução, diminuí o comprimento para não pesar muito. No geral, fiquei bem charmosa! :)




quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

♫♪ 250 km... 250 km... para um pouquinho, descansa um pouquinho... 250 km! ♫♪

A quimioterapia deveria iniciar hoje, mas depois de muuuuita espera, adiamos para o dia 08/03, devido a burocracias do convênio médico. Enfim... resta esperar. De qualquer forma, já estou de visual novo, com um chanel bagunçado... logo mais publico a foto. ;)

Beijo, galera.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Muito amor!

Simplesmente fantástico o carinho que recebi hoje! Beijos, abraços, lembranças, cesta de café da manhã, flores, ligações, torpedos...

Família, funcionários, quarteto fantástico, amigos, quase amigos, nada amigos... enfim, todos (kkkkk)... muito obrigada! Está sendo muito bom!

Feliz Aniversário!

Ah... esqueci de dizer: hoje é meu aniversário! Vamos comemorar a VIDA e os abraços maravilhosos de pessoas tão queridas!

♫♪ Eu vou... atrás do trio elétrico, vou... ♪♫

Como podem ver, consegui ir para Salvador... \0/


Dei muita risada, fui para o camarote ver Ivete, Claudinha, Chiclete e afins, pulei, dancei... e por mais que esta foto pareça que sou "a" pegadora, é pura enganação! A intenção era mesmo zoar o barraco e dar risada daquele monte de homem babão jurando que são os últimos do planeta! kkkkkk...

Obs: Tudo bem... o mocinho aí de cima era mesmo fabuloso... reconheço! kkkkkk

Rápido... rápido...

Fui em consulta com o mastologista no dia 03 de janeiro e no dia 07 já estava sendo operada. Fui embora no mesmo dia e consegui arrancar o dreno dois dias depois, sentando sobre ele (kkkkk), mas ficou tudo bem.
Tinha uma viagem marcada para Salvador no carnaval e estava com um cagaço danado de ter que fazer a quimio antes disto. Entre a vida e uma viagem, lógico que faria a quimio, mas queria ter a oportunidade de tirar uns dias de descanso antes de começar a "paulera".
Consegui a consulta com o oncologista somente em 01 de fevereiro.

Certeza: o câncer foi retirado. O tratamento (quimioterapia) é somente preventivo.
Tratamento: 6 sessões de "paulera" a cada 21 dias, iniciando em 29 de fevereiro.
Efeitos colaterais: ficar careca, náuseas, fadiga, anemia, baixa imunidade...
Tradução: você não está doente, mas em maior ou menor proporção, ficará... :-(

Eu sei, eu sei... é um tratamento temporário para garantir o resto da vida... o cabelo cresce, vou engordar, emagrecer, dormir demais, ter insônia... mil coisas ao mesmo tempo, mas PUTA QUE PARIU!!! Eu não estava doente! MEEEEERDA!

Dúvida cruel... contar ou não contar?

Olha... juro que não sabia o que fazer! Véspera de ano novo... família reunida... conto ou não conto? Detono a felicidade do povo ou deixo pra depois? Depois quando?
Para não dizer que não contei para ninguém, contei para a japa e para o "qualquer coisa, ficante ou o que quer que fosse" no momento. Uma graça, compreensivo, mas já era. De homem covarde, sem caráter e jurando (ou achando) que é macho descente, passo longe!
Enfim, não contei para minha família na noite de ano novo, mas contei no dia seguinte... :-/
Meus tios, óbvio, fizeram algumas brincadeiras, dizendo que precisavam fazer exame de próstata... a espessura do dedo do médico... kkkkk... uma tentativa clara de fazer o assunto ficar mais leve. Minha mãe e minha tia a princípio ficaram mudas, depois fizeram algumas perguntas sobre o tratamento, etc. Tentei encerrar o assunto rapidamente para não ficar mal e a noite seguiu. Na volta para casa passei mais detalhes para minha mãe e quis deixar claro que não chamei ninguém para me acompanhar nos exames, pois não tinha certeza do que era, sendo desnecessário preocupar todo mundo.
Duro, mas me sinto muito mal com pessoas me acompanhando em procedimentos médicos! Aff... sofro... fico constrangida... Espero que compreendam.

Como diria o Didi: "Cuma???"

Meu santo médico, Dr. Geraldo, fez o comentário: "Sandra, todos os médicos pedem a mamografia às pacientes acima de 40 anos. É um exame "chatinho" (kkkkk... modesto), mas peço a partir dos 35... tudo bem? Não custa nada fazer."
E lá fui eu fazer o exame "chatinho", mas que detectou um câncer de mama precocemente, pois não seria sentido no autoexame. Fiz o exame no dia 19 de dezembro e idiotamente li o resultado no dia 30 de dezembro. Estava no trabalho, praticamente sozinha, pois a maioria já havia se mandado para a comemoração de final de ano. Na verdade, fui pegar pela internet o resultado de outro exame e vi que este estava disponível. Cliquei tão tranquila, certa que não seria nada. Fiquei bege! Câncer de mama ductal invasivo... Cuma???
Juro... o chão sumiu.
Justo neste momento, minha hiper fofa amiga japa veio me dar feliz ano novo. Nem sabia o que falar! Comecei a chorar... tadinha, imagino o desespero dela. Para variar, ela foi uma querida.
Liguei para o santo Dr. Geraldo, que me passou o telefone do mastologista. Marcado para a semana seguinte.

Toma que é teu!

Mesmo amando escrever, nunca imaginei que teria um blog! Coisa de maluco permitir essa "invasão"... Invasão consciente, onde me permitirei extravasar os sentimentos, angústias e conquistas... e darei aos demais a chance de fazer comentários e críticas. É, gente... críticas! Quem tem câncer também pode ler críticas pessoais! Uma tentativa torta de me manter no mundo real e não achar que estou ficando louca... rs

Apesar de todo o apoio da família e amigos, a solidão é imensa. Afinal, é algo somente meu! Ninguém pode resolver o problema, dizendo: "Pronto, já tirei!"... como se fosse um espinho no dedo! Logo, o problema é meu mesmo... não tem escapatória.